top of page

Protocolos de Comunicação

Como é que as várias camadas apresentadas na secção sobre Arquitetura comunicam umas com as outras? â€‹

​

A resposta é que depende do caso: os protocolos de comunicação podem ser de vários tipos de acordo com a distância entre o emissor e receptor. Esta hierarquia está bem representada na seguinte imagem:

​

redesiot.png

Destas, destacam-se as mais importantes:

​

  • NFC – Near-Field-Communication – uma ligação de baixa velocidade em que os dispositivos distam um do outro um máximo de 4cm. Existe em aplicações como pagamentos sem fios, documentos de identificação e usada como meio de efetuar uma ligação Bluetooth.

  • LAN – Local Area Network – uma ligação que cobre um edifício.

  • MAN – Metropolitan Area Network – uma grande rede desenhada para uma cidade inteira.

  • WAN – Wide Area Network – Une várias LANs, representando uma área geográfica alargada.

Como é que a informação circula pela Internet?

​

Mais uma vez, a resposta é que depende da aplicação. Aqui, sumarizamos os protocolos de Internet mais utilizados em rede IoT:

MQTT.png
DDS.png
AQMP.png
wifi.png
Bluetooth.png
cellular.png

O Message Queue Telemetry Transport (MQTT) funciona sobre o protocolo Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) e serve para transmissão de dataflows de carácter simples de sensores para aplicações. Este protocolo é indicado para dispositivos baratos, de pequenas dimensões e memória e que requeiram pouca energia.

O Data Distribution Service (DDS) é um protocolo standard para redes IdC, possibilitando comunicação entre dispositivos em tempo real (atraso muito pequeno), altamente escalável e de grande poder computacional (é capaz de transmitir grandes quantidades de informação). Este protocolo pode ser implementado em diversos tipos de dispositivos, tanto de pequenas dimensões como sistemas Cloud.

O Advanced Message Queuing Protocol (AQMP) é um protocolo baseado em camadas destinado para serviços de mensagem extremamente rápido e eficiente. É habitualmente implementado em middlware, ou seja, conexões entre sistemas operativos e as suas aplicações.

É a tecnologia utilizada para comunicações sem fios entre dispositivos via rádio. Oferece transferências de dados a ritmos elevados e é capaz de processar grandes quantidades de informação, sendo o tipo de conexão mais popular em LANs.

O protocolo Bluetooth realiza comunicações sem fios entre dispositivos próximos, e encontra-se integrado em maioria dos dispositivos de hoje. É amplamente utilizado no universo IdC, pois é muito eficiente energeticamente, escalável e é capaz de bitrates elevadas.

A tecnologia de comunicações móveis é a base da rede de telemóveis. Mas é também de grande utilidade para aplicações IdC que necessitam de comunicar com dispositivos a longas distâncias, aproveitando-se das capacidades de redes tais como GSM, 3G e 4G. O modelo 4G é capaz de transmitir dados a ritmos elevadíssimos considerando as distâncias sobre as quais operam (à volta de 200 km para as tecnologias mais avançadas dentro da rede) mas por outro lado implica grandes custos em termos de estruturas e energéticos. Como tal, é usada em aplicações que requeiram transmissões de dados a longas distâncias de pouca informação.

bottom of page